A Secretaria da Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura promoveram um edital intitulado “Conexão Cultura Brasil #Negócios” para participação de produtores e artistas no Festival Internacional Santiago a Mil, no Chile.
A produtora cultural e coreógrafa Bia Mattar foi uma das 20 propostas selecionadas para participar deste importante evento e contará com o apoio institucional e financeiro destes órgão de cultura para representar a dança catarinense e nacional na semana dos programadores internacionais do Festival. O resultado dos selecionados pode ser encontrado no link:
http://www.cultura.gov.br/noticias-destaques/-/asset_publisher/OiKX3xlR9iTn/content/id/1225083
O Festival Internacional Santiago a Mil é um dos eventos mais significativos das artes cênicas da América Latina. Seu espaço de mercado, o Platea 15, será realizado na capital chilena, Santiago, de 12 a 18 de janeiro de 2015. A proposta da produtora Bia Mattar é divulgar os Festivais de Dança do Brasil do qual ela participa como coprodutora como o caso do Prêmio Desterro, Festival de Dança na cidade de Florianópolis e o Floripa Tap, Festival Internacional de Sapateado em Florianópolis também, além do reconhecido Festival de Dança de Joinville, com quem Bia tem vínculos como membro do conselho artístico, professora e jurada durante muitos anos e também levará as propostas do Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba e Passo de Arte de São Paulo com quem Bia mantém uma relação estreita de apoio e parcerias.
o que é?
Platea é uma plataforma de negócios culturais realizada no Festival Santiago a Mil e visa promover interações e contatos entre os profissionais independentes, instituições públicas ou privadas relacionadas com a produção, distribuição e programação de exposições de arte contemporânea.
Na semana dos programadores, que desde 2014 é chamado de Platea, é um espaço consolidado e um evento essencial para profissionais e artistas que freqüentam esta semana para conferir o melhor da cena chilena e as novas tendências em teatro, dança, circo e música contemporânea latino-americana. Para isto o programador de cada País escolhe dentro de uma vasta programação de música, dança, teatro e várias atividades que favoreçam o encontro, o contato e troca de experiências com o objetivo de criar condições para a realização da internacionalização da produção artística na região.
A fim de inserir as Artes Cênicas no circuito internacional, articula e gerencia redes de colaboração e promove o desenvolvimento de plataformas para dar a este viabilidade de investimento cultural a artistas latino-americanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário